Massagem Relaxante: tudo o que você precisa saber sobre essa massagem

Também conhecida como massoterapia, a massagem relaxante é um técnica em que se aplica força com as mãos em tecidos moles, para vários fins, mas, no geral, para relaxar o corpo.

O que é massagem relaxante?

A massagem relaxante é uma terapia trabalhada por um massoterapeuta, que massageia com as mãos a musculatura do corpo, como cotovelos, punhos e antebraços, além de outras regiões. 

 

Geralmente, são utilizados cremes ou óleos vegetais, para facilitar os movimentos, a fim de estimular a produção de hormônios, como a ocitocina. Ela é responsável por combater a tensão muscular, além de auxiliar no fluxo intestinal, estabilizar a pressão arterial, diminuindo, consequentemente, o estresse.

 

Tipos mais comuns de massagem relaxante

Pode parecer que massagear seja somente utilizar um bom óleo e as mãos, mas não é bem assim que funciona. Você sabia que existem alguns tipos comuns de massagem relaxante? Há muitos tipos, mas os mais comuns são: bambuterapia, massagem com velas quentes, massagem com pedras quentes e reflexologia. Vamos entender um pouquinho de cada uma delas a seguir. 

 

Bambuterapia: Como o nome sugere, nesta técnica, o instrumento utilizado para a massagem é a haste de bambu, que pode possuir diversos tamanhos e espessuras, de acordo com a forma do corpo do paciente. Durante a sessão, o terapeuta vai “rolando” o bambu, colocando força em alguns pontos, a fim de trazer benefícios estéticos, como a redução da celulite, ou para trazer benefícios terapêuticos, como relaxamento e até mesmo para uma drenagem linfática.

 

Massagem com velas quentes: Neste tipo de massagem, é utilizada a cera de vela derretida ainda quente, em que o terapeuta vai jogando fios da vela já em estado líquido, fazendo, em seguida, movimentos de compressão e deslizamento. A vela para esta terapia é especial, produzida com óleos essenciais e aromas para proporcionar um total relaxamento. Além disso, ela é responsável por reduzir o estresse e o cansaço, bem como recuperar a estabilidade emocional e alívio da tensão, tratando de diversos problemas relacionados à saúde.

 

Massagem com pedras quentes: Similar à massagem anterior, neste caso, são utilizadas pedras quentes, geralmente de magnésio ou silicato de ferro, aquecidas em local próprio a 42 graus. Normalmente essas pedras são colocadas em toda a extensão da coluna, desde a cervical, até a área do cóccix. Entre os benefícios desta massagem, podemos citar: relaxamento muscular, ação anti-inflamatória, liberação da serotonina (substância que proporciona felicidade e bem-estar), melhoramento do fluxo sanguíneo pelo corpo,

alívio de dores musculares e menstruais, e aumento do metabolismo celular e cerebral.

 

Reflexologia: É uma técnica em que determinados pontos dos pés, mãos e orelhas são estimulados, a fim de melhorar uma série de problemas de saúde. Cada ponto corresponde ao alívio de algum órgão. Ela tem a função de procurar desequilíbrios do organismo, estimulando a cura do corpo, além de proporcionar bem-estar emocional e físico. Para quem não sabe, há um mapa com todos os pontos a serem estimulados.

 

Quais são as técnicas de massagem relaxante?

A massagem relaxante possui algumas técnicas de massoterapia aplicadas, para proporcionar um maior relaxamento, a fim de facilitar a circulação sanguínea. Vejamos, a seguir, algumas técnicas de massagem relaxante:

 

Deslizamento transversal: Muito usada nos membros inferiores, o massoterapeuta, com as duas mãos, desliza com movimentos leves, de baixo para cima, nas laterais dos membros. Assim, é possível estimular toda a região.

 

Movimento circular: Nesta técnica, são utilizados movimentos circulares, colocando um pouco de pressão na pele.

 

Passo de elefante: Essa massagem é voltada, principalmente, para a região dos glúteos. O paciente utiliza uma toalha na região, e o massoterapeuta, com as mãos fechadas, vai pressionando toda a região.

 

Amassamento: Utilizada em qualquer região, nesta técnica de massoterapia, o profissional usa as mãos sobrepostas, deslizando-as e, ao mesmo tempo, pressionando levemente a região, podendo ser movimentos circulares ou transversais.

 

Posição de cumprimento: Neste tipo de massagem, apenas uma mão é utilizada nos membros superiores. O profissional vai deslizando e amassando a região pela parte externa.

 

Posição valsa: Esta massagem é semelhante à posição cumprimento. A diferença é que o massoterapeuta realiza a massagem na parte interna do braço.

 

Facial: Pode não parecer, mas essa massagem também é muito relaxante. São feitos movimentos circulares, e de baixo para cima, com a ponta dos dedos, chegando nas têmporas.

 

O que acontece em uma massagem relaxante?

Durante uma sessão de massagem relaxante, independente da técnica utilizada, um misto de sensações acontece no corpo do paciente, como um bem-estar físico e mental. Em geral, o paciente sai relaxado, renovado, ajudando-o, inclusive, na sua autoestima, e estimulando-o a se autocuidar.

 

Se o paciente tiver algumas comorbidades, como dores em geral, problemas de circulação sanguínea, inchaços e até enxaqueca, a massagem relação é indicada e vai ajudar muito, além do simples relaxamento.

Benefícios da massagem relaxante

Há muitos benefícios da massagem relaxante, além do relaxamento e bem-estar físico e mental, em geral, durante uma sessão. Além de estimular a liberação de hormônios relaxantes, a técnica também melhora a estabilidade emocional, diminui as dores musculares e as cãibras, pois a técnica aumenta a circulação sanguínea, oxigenando melhor as células.

 

Você sabia que a massagem relaxante também estimula a drenagem linfática? Tudo isso porque durante a sessão, ocorre a eliminação das toxinas do corpo e os resíduos tóxicos formados nas fibras musculares, como o ácido láctico (aliviando as dores musculares). Além disso, a massagem aumenta o tônus muscular e hidrata a pele (aumentando a elasticidade da pele).Vejamos, a seguir, alguns benefícios da massagem relaxante:

 

  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Alivia dores e tensões musculares;
  • Ajuda a diminuir o cansaço físico e mental;
  • Elimina toxinas;
  • Trata algumas lesões, dependendo do tipo.

Massagem relaxante erótica: o que tem de diferente?

A massagem relaxante tradicional, conforme mencionado anteriormente, tem a função de relaxar e auxiliar em dores e tensões, apesar de poder proporcionar um pouco de erotismo, afinal, o corpo possui várias regiões sensíveis (essa não é a função da massagem relaxante).

 

Já a massagem relaxante erótica estimula as zonas erógenas sem o intuito sexual. O massoterapeuta pode fazer brincadeiras com os desejos do paciente, provocando essa excitação, sem que haja, de fato, o ato sexual. É muito importante que o terapeuta tenha autocontrole também, pois a massagem pode excitar ambos.

Para quem é indicada?

A massagem relaxante é indicada para a maioria das pessoas. Vale lembrar que somente profissionais capacitados estão aptos a realizar este procedimento, geralmente, fisioterapeutas e massoterapeutas. Vejamos, a seguir, as indicações para massagem relaxante:

 

  • Estresse e ansiedade;
  • Problemas ósseos, como artrose, cervicalgias, dorsalgias e lombalgias;
  • Cansaço ou esgotamento físico;
  • Reabilitação física;
  • Problemas de desânimo, depressão;
  • Enxaquecas;
  • Fibroses;
  • Metabolismo lento;
  • Problemas digestivos e emocionais;
  • Sono excessivo ou insônia.

Contraindicações

Em geral, a massagem relaxante possui poucas contraindicações. Geralmente, ela não é indicada em episódios transitórios, tais como:

 

  • Casos de gripe ou infecção forte;
  • Doenças contagiosas;
  • Febre;
  • Fraturas ósseas;
  • Em jejum ou após uma refeição;
  • Sob efeitos de bebidas alcoólicas ou drogas.

 

Agora, se o paciente tiver alterações cardíacas e vasculares, embolias ou até mesmo trombose Venosa Profunda (TVP), vale a pena consultar um médico antes, a fim de que ele avalie o caso e libere ou não a massagem.

Em média, quanto custa a massagem relaxante?

Os preços variam, de acordo com a região, tipo de técnica empregada, quantidade de especializações do profissional, dos ingredientes especiais utilizados e da duração da sessão. Antes de procurar por um massoterapeuta, tenha em mente todos esses quesitos para serem levados em consideração e escolha o que melhor se adequa a sua necessidade.

Onde encontrar?

Há muitos locais, espalhados pelo Brasil, que trabalham com massagens relaxantes,

como spas e clínicas de estética. Se você for de São Paulo, venha conhecer a Lushness, que possui duas unidades: Moema e Anália Franco. Lá, você vai garantir uma experiência única, com profissionais qualificados.

 

Que tal continuar lendo sobre mais massagens e conhecer outros tipos? Venha entender sobre a Tântrica e a Nuru!

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de midias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Privacidade